Tel: 55 11 2936-0999 / Cel. 55 11 97605-5120
Cardiologia Pediátrica,
Cardio-Oncologia, Ecocardiografia Pediátrica e Fetal
Cardiologia Pediátrica
A Cardiologia Pediátrica é uma subespecialidade da Pediatria e da Cardiologia que cuida da saúde do coração e vasos (artérias e veias) desde a gravidez até a vida adulta (feto, crianças e adolescentes).
O Cardiologista Pediátrico atua em 2 (dois) grandes grupos de doenças do coração:
-
Cardiopatias Congênitas - defeitos na formação do coração (8 a 10/1.000 crianças nascem com defeitos cardíacos), geralmente diagnosticadas ao ecocardiograma fetal ou ao nascimento ou nos primeiros meses ou anos de vida. A criança pode apresentar cianose (lábios e unhas azuladas), cansaço ao respirar, dificuldade para mamar ou para brincar, dificuldade no ganho de peso e no desenvolvimento, tonturas, desmaios, palpitações (coração acelerado), dor no peito, dentre outros sinais e sintomas. Crianças que nascem com síndromes genéticas podem nascer com cardiopatias congênitas e devem ser avaliadas pelo cardiologista pediátrico.
-
Cardiopatias Adquiridas – doenças que ocorrem em outras partes do corpo, mas que podem afetar o coração (ex.: respiratórias, endocrinológicas, hematológicas e câncer, neurológicas, infecciosas, inflamatórias, renais, dentre outras).
Cardiologia Fetal - A saúde do coração começa na gravidez! A cardiologia fetal tem sido bastante divulgada através do aconselhamento à mãe durante a gravidez e da realização do Ecocardiograma Fetal, usualmente indicado a partir da 22ª semana de gestação para avaliação segura da formação e funcionamento do coração do bebê, diante de doenças maternas (diabetes, hipertensão arterial, lúpus, etc), alterações identificadas no ultrassom obstétrico e morfológico, medicamentos e alimentos usados pela gestante, história de filhos ou parentes próximos com malformações cardíacas ou síndromes genéticas, dentre outras indicações que o obstetra tenha conhecimento. O diagnóstico precoce permite o planejamento do tratamento através da própria mãe, intra-uterino ou logo após o nascimento.
Teste do Coraçãozinho - exame realizado no berçário que avalia a oxigenação do sangue do bebê permitindo o diagnóstico precoce de cardiopatias graves e o tratamento adequado.
O Pediatra também pode perceber sinais físicos anormais ou ouvir sons diferentes no coração (ex.: sopros anormais, ritmo lento ou ritmo acelerado do coração, etc) durante as consultas de rotina com consequente encaminhamento ao cardiologista pediátrico.
O Cardiologista Pediátrico avalia o paciente através da consulta clínica e complementa a análise com exames como Radiografia do tórax, Eletrocardiograma e Ecocardiograma com Doppler colorido, dentre outros exames, quando necessários.
Prevenção cardiovascular e avaliação antes das atividades físicas – são outras importantes ações do Cardiologista Pediátrico no aconselhamento de hábitos de vida saudáveis e avaliação da segurança física prévia às atividades físicas escolares e esportivas de um modo geral.
O tratamento das cardiopatias pode ser realizado através de medicamentos específicos, bem como de cirurgias cardíacas realizadas em centros com equipes especializadas.
Hoje em dia, com o sucesso no tratamento de várias cardiopatias, a sobrevida tem aumentado bastante e o cardiologista pediátrico tem também acompanhado adultos que nasceram e foram tratados por defeitos cardíacos em sua infância juntamente ao cardiologista de adultos ao longo da vida.
Cardio-Oncologia Pediátrica
“O cuidado que seu coração precisa diante do tratamento do câncer.”
O câncer tem alcançado altos índices de cura, especialmente pelos modernos tratamentos realizados com Quimioterapia, Radioterapia e Imunoterapia. O coração e vasos sanguíneos (sistema cardiovascular) são muito sensíveis aos possíveis efeitos do tratamento.
O que é Cardio-Oncologia?
A Cardio-Oncologia é uma área da Cardiologia (pediátrica, adultos e idosos) que trabalha na proteção do Coração do paciente para que o sucesso seja alcançado de forma completa (cura, controle e boa qualidade da saúde do coração).
Quando e como o especialista em Cardio-Oncologia cuidará do meu coração?
No início do tratamento:
O médico hematologista ou oncologista encaminha o paciente ao Cardio-Oncologista antes de iniciar o tratamento do câncer para identificar se existe algum risco cardiológico ao tratamento e combinar quais as medidas mais seguras para a sua proteção.
Durante o tratamento:
O Cardio-Oncologista combinará com seu médico oncologista ou hematologista, para que você compareça a consultas e exames nos intervalos do tratamento para certificar como o seu coração está reagindo.
Quais os sinais de alerta do meu coração?
Caso apresente algum desses sintomas, entre em contato com a equipe médica ou de enfermagem de onde você está sendo tratado!
Dor no peito Palpitações Suor frio Cansaço ao respirar Sensação de falta de ar
Cansaço ao andar Tontura Desmaio Pressão alta Inchaço nas pernas
Ao final do tratamento:
O acompanhamento cardio-oncológico será programado de acordo com suas necessidades.
Atuação da Cardio-Oncologia em situações especiais:
-
Transplante de Medula Óssea
-
Gravidez após o tratamento oncológico
-
Avaliação para a prática de atividades físicas
-
Avaliação para a realização de cirurgias ou outros tratamentos médicos.
Até quando precisarei manter o acompanhamento com o Cardio-Oncologista?
A saúde do seu coração deverá ser avaliada durante toda vida, mesmo após o término do tratamento.
Por isso, é tão importante conversar com o seu médico para definir os detalhes do acompanhamento de acordo com o seu caso.
Cardio-Oncologia - cuidados para um tratamento mais seguro do câncer!
Consulte um Especialista Pediátrico!
A forma mais segura e precisa no diagnóstico e tratamento da criança.
Dra. Verônica Santos
-
Formada pela Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco – FESP/UP em 1984.
-
Especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria – SBP.
-
Especialista em Cardiologia Pediátrica pela Sociedade Brasileira de Cardiologia – SBC.
-
Especialista em Ecocardiografia pelo Departamento de Ecocardiografia da Sociedade Brasileira de Cardiologia – SBC.
-
Mestre em Cardiologia pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP.
-
Especialista em Cardio-Oncologia pelo International Cardio-Oncology Society – IC-OS/EUA.